LANçAMENTO DA TERCEIRA EDIçãO DA REVISTA CULTURA E PENSAMENTO

A terceira edição da Revista será lançada em Brasília, no dia 26 de fevereiro, às 20h, no ECCO – Espaço Cultural Contemporâneo (SCN, Q3, Bl C, Lj 5 – Brasília – entre as concessionárias Jorlan e Citröen), durante a FOTO ARTE 2007. Na ocasião haverá a abertura das exposições de Leopoldo Plentz, Tiago Santana e AES+F (Russia) e lançamento do catálogo FOTOARTE 2007.

A Revista Cultura e Pensamento é um espaço destinado à produção de idéias que abordam questões emergentes do mundo contemporâneo. Para o editor da revista, Milton Ohata, o debate trazido nesta edição tem como pano de fundo o fato de que a chamada globalização abalou velhas certezas e criou novas expectativas e formas de conhecimento.

O primeiro bloco de textos trata especificamente dos novos modos de fazer/viver a cultura, com destaque para a literatura de blog na visão de Heloísa Buarque de Hollanda e a produção coletiva wiki do projeto AmaZone, coordenado por Eduardo Viveiros de Castro.

Outro grupo de textos apresenta pontos de vista sobre a produção/divulgação da MPB – a área da cultura brasileira de maior densidade histórica, pela organicidade, alcance junto ao público, escala e qualidade de produção. “Isso tudo foi criado dentro de um espaço nacional mais coeso, que agora é questionado, para bem e para mal, pela globalização”, observa Ohata. O crescimento do rap – visto aqui em uma entrevista com o rapper Gog e em uma análise na poesia de Mano Brown – pode ser um índice dos desafios dos novos tempos.

O terceiro bloco discute como a globalização se manifesta em níveis geográficos diferentes, sempre envolvendo tensões entre centro e periferia (regional, no artigo de Luis Augusto Fischer; nacional, caso da entrevista de Ugo Giorgetti; mundial, no texto de Guilherme Wisnik).

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

As edições da Revista Cultura e Pensamento é distribuída, gratuitamente, em todo o Brasil, dirigida principalmente a bibliotecas, instituições culturais, pró-reitorias de extensão, redes como o SESC, e maillings geridos pelo Programa Cultura e Pensamento. Usuários individuais podem solicitar exemplares enviando um email para info arroba culturaepensamento.com.br, indicando nome e endereço postal.

Deixe uma resposta