Amigos, sei que o foco do nosso site não é esse, mas acredito que estamos, não somente no RJ, em um momento critico. Não custa nada postar este aviso aqui. Recebi o email abaixo e repasso pois minha amiga Cintia, aqui do trabalho levou o filho ao medico hoje (06/08/2009), e a própria medica disse que a situação é pior do que o divulgado. Como o filho dela tem 5 anos, a medica aconselhou a não levar o filho a escolha este mês inteiro, quem sabe até no próximo, pois a situação (tanto o contagio quanto a doença) é pior que o divulgado, é muito sério e perigoso. Acredito no e-mail abaixo e também por confirmação desta médica. As grávidas e crianças são as mais atingidas. Se você tem filho pequeno, é melhor ele faltar a muitas aulas do que pegar essa doença louca. Lavem as mãos toda hora, abram a janela do ônibus mesmo que os passageiros reclamem, evitem cinemas, shoppings, qq lugar fechado com muita gente. Bjs, Camila. (camila@amostrasgratis.org)

Amigos (as),

A situação do RJ é muito grave com relação à gripe suína! Esta semana houve uma reunião entre os gestores da sec. municipal de saúde do RJ e eles divulgaram que a situação do RJ é gravíssima. Segundo as previsões da secretaria municipal de saúde do RJ, as proporções desta epidemia serão gigantescas, com milhares de pessoas infectadas e alto índice de mortalidade! A OMS (Organização Mundial de Saúde) trabalha com índices de mortalidade de 0,4-0,5%. Porém os vírus no RJ são diferentes dos demais apresentados no mundo e eles prevêem índices de no mínimo 3% de mortalidade.

Há cerca de 4 a 5 tipos diferentes de vírus diferentes circulando pelo RJ, que atacam o paciente em 24 horas, causando febre alta repentina e agrava em menos de 24 horas!!!! Caso apresentem dispnéia (falta de ar) procurem imediatamente um serviço de emergência para internação, pois mata em poucas horas! Há uma “inflamação” dos pulmões que leva à morte em poucas horas.

Gente, esta gripe está muito séria mesmo! Já passamos dos estágios 3 e quatro de uma epidemia (estágio de contenção da entrada do vírus), e estamos no estágio 5/6 que é de epidemia mesmo. A situação no RJ piorou muito depois que milhares de brasileiros retornaram da Argentina no último feriado de Corpus Christi, trazendo o novo vírus que circula por lá. Portanto, evitem lugares fechados, com ar viciado, tipo shopping, cinema, teatros, metrô, etc. lavem sempre as mãos, se possível com sabonete antisséptico, álcool 70%..

No trabalho, abram as janelas, mantenham ambiente sempre ventilado! Caso um colega esteja gripado, peça a ele para ficar em casa em repouso a fim de evitar a propagação do vírus por espirros, tosse, etc.

Caso as previsões se confirmem, os dirigentes da saúde RJ cogitam até mesmo fazer quarentena da população nas residências. (o mesmo que a cidade do México fez: parar a cidade do rj, impedindo que as pessoas saiam para trabalhar, estudar etc).

Não há medicamento Tamiflu para ser comprado. Toda a produção está direcionada para o ministério da saúde que repassará para os estados afetados.

Portanto amigos (as), previnam-se, lavem bem as mãos, e em caso de gripe, observar os sintomas conforme abaixo.

Atenção: em caso de falta de ar (dispnéia) procurem imediatamente um serviço de emergência!

Divulguem aos seus amigos, parentes, empregadas (os) todas as precauções que devemos ter para não pegar esta gripe!

A situação realmente é muito crítica no RJ! Previnam-se!

Deixe uma resposta