As iscrições para o 1º Processo Seletivo para redatores de 2011 terminou oficialmente as 12:00 do dia 15/01/2011. Foram 647 inscrições, que vieram de 23 estados brasileiros e de 3 outros países. A análise dos perfis e respostas dos candidatos durou todo o domingo (16/01). Desses 647 menos de 8% irão para a próxima fase. Alan Andrade, um dos coordenadores do processo seletivo fala sobre a primeira fase e as expectativas para as próximas fases.

AG: Alguma surpresa no número de inscritos?

ALAN: Sem dúvida, superou as seleções de 2009 e 2010. Propositalmente, diferente dos processos anteriores, a seleção desse ano contou com pouca divulgação. Não queríamos induzir o leitor a se inscrever por se inscrever, colocando diversos banners, e fazendo uma ampla divulgação, queríamos uma quantidade menor de inscritos, mas que de fato estão interessados em participar.


AG: O objetivo foi cumprido?

ALAN: A participação foi grande, o que deu trabalho para a equipe analisar cada uma das inscrições. Mas por outro lado percebemos através das respostas e da análise do perfil dos candidatos um número grande de candidatos que correspondem ao perfil desejado por nós. Dos 647 candidatos foi feita uma pré-seleção, dos quais saíram 230, desses 230 saíram 95, e na peneira final deveriam ser selecionados apenas 40 para ir para a próxima fase.


AG: Mas foram selecionados 50…
ALAN: Sim, diferente do divulgado no Manual do candidato acabamos selecionado 50 e não 40. Isso ocorreu pela dificuldade de selecionar apenas 40, tínhamos outros candidatos com perfis muito interessantes, e isso acabou culminando no aumento de 10 outros candidatos.


AG: É uma tarefa fácil a seleção?

ALAN: Não mesmo. Aumentamos o número de questões na inscrição exatamente para facilitar a seleção. Além disso o candidato podia colocar os endereços de suas redes sociais. Isso facilitou, pois nos fez saber mais sobre cada candidato. Mas mesmo assim não é uma tarefa fácil. O candidato pode ter um perfil que para nós é o “redator dos sonhos”, no entanto nem sempre o que é escrito condiz com a realidade. Identificar isso é uma das nossas tarefas.

AG: Houve candidatos de todos os estados?
ALAN: Quase todos os estados. Tivemos participantes de 22 estados mais o Distrito Federal, além de outros 3 países.

AG: Qual foi a região com mais candidatos?
ALAN: Como ocorreu nas outras seleções a região Sudeste continua sendo a que mais tiveram candidatos. Mas na desse ano tivemos uma boa surpresa. O número de participantes da região Nordeste cresceu bastante. Para se ter uma idéia 20% dos selecionados para a próxima fase são do Nordeste. Isso de deve ao crescimento que o AG teve nessa região no último ano. Tivemos candidatos selecionados em todas as cincos regiões do país.

AG: Qual foi o estado com maior número de particpantes escolhidos para a próxima fase:
ALAN: São Paulo, que foi o estado com o maior número de inscrições levará para a próxima fase 14 candidatos, em seguida vem o Rio de Janeiro com 4. A divulgação da listagem com o nome dos candidatos selecionados acontece amanhã (17/01/2011) , mas vamos adiantar a quantidade de selecionados de cada estado.


São Paulo = 14

Rio de Janeiro = 4
Ceará = 3
Distrito Federal = 3
Espirito Santo = 3
Goiás = 3
Maranhão = 3
Minas Gerais = 3
Paraná = 2
Rio Grande do Norte = 2
Rio Grande do Sul = 2

Acre = 1
Mato Grosso do Sul = 1
Paraíba = 1
Pernambuco = 1
Santa Catarina = 1

AG: Houve inscrições engraçadas?

ALAN: Sempre existem, esse ano não poderia ser diferente. O bacana é que as pessoas se abrem realmente, falam sobre elas, e as vezes acaba saindo coisas engraçadas. Por uma questão ética a gente não pode ficar falando, mas algumas inscrições renderam bons risos para a equipe de seleção.

AG: Os perfis dos inscritos são bem diferentes?
ALAN: Dos inscritos e dos selecionados também. A pessoa com mais idade que se inscreveu tem 71 anos e o mais novo tem 12. Tivemos madre que se inscreveu, atriz,universitários dos mais diferentes cursos, donas de casa, blogueiros, enfim, uma gama enorme de pessoas dos mais diferentes estilos, personalidades e profissões.

AG: O que os 50 selecionados podem esperar desse processo seletivo?
ALAN: Serão dois meses em que terão que mostrar vontade, conhecimento, empenho e dedicação para chegar a final. Os critérios avaliativos serão mais e maiores, e as fases terão mais atividades.

AG: Qual a importância desse processo seletivo paa o AG em 2011?
ALAN: Enorme. Costumo dizer que os leitores são o coração de qualquer blog. E a alma são os redatores. São os redatores que dão vida ao AG e a qualquer outro blog. Para essa vida ter sentido precisa ter um coração pulsando, que são os leitores. Para 2011 estabelecemos muitas metas, alguma das quais estão diretamente relacionadas ao conteúdo do blog, daí a importância de ter um corpo de redatores competentes, motivados, empenhados e entrosados.

Os selecionados serão divulgados dia 17/01/2011 aqui no Amostras Grátis
Os 647 candidatos receberão em seus e-mails a lista com os selecionados antes da divulgação aqui no blog. O envio da lista ocorrerá as 02:05 dessa madrugada.

Deixe uma resposta