Cuidar da sua saúde e do seu futuro deve ser algo primordial na sua vida. Idealizar o seu futuro e se planejar para atingir seus sonhos ajuda a chegar aonde você pretende. É um direito de todo pessoa decidir como planejar a sua família, e até mesmo decidir se quer ter uma família ou não.

Nos últimos dias está sendo muito noticiada a questão do aborto. Embora cada membro da equipe do amostrasgratis.org tenha a sua opinião sobre a legalização, não estamos aqui para nos posicionar a favor ou contra a legalização do aborto. Estamos aqui para te ajudar a nunca precisar passar por isso.
Antes mesmo de iniciar a sua vida sexual, você precisa entender como ela funciona, mas não estamos aqui para ensinar isso rs. Estamos aqui para te explicar como cuidar da sua saúde e evitar uma gravidez indesejada, sem gastar nada. Para evitar uma gravidez você não precisa de nem 1 real. Você pode se cuidar a vida toda totalmente de graça. E não precisa escolher 1 entre 8, pode escolher mais de 1 e continuará sendo totalmente gratuito.
Quais métodos contraceptivos estão disponíveis de graça e como funcionam
Pílula oral – Com percentual de 99,8% de eficácia, elas são feitas com hormônios parecidos com os que são produzidos pelo próprio corpo: o estrogênio e a progesterona. Age impedindo a ovulação e dificultando a passagem dos espermatozóides para o interior do útero. Devem ser tomadas diariamente, de preferência no mesmo horário.
Anticoncepcional injetável mensal – Com aplicação mensal, normalmente nas nádegas, o anticoncepcional injetável é semelhante à pílula. É prático, pois não exige que seja administrado diariamente e possui menos efeito colaterais no estômago do que o comprimido.
Dispositivo intrauterino (DIU) – Trata-se de uma estrutura de metal que tem ação espermicida intrauterina, ou seja, que impede que o espermatozóide chegue ao óvulo. Pode ficar até cinco anos dentro do corpo da mulher. É necessário que um médico insira o dispositivo no útero. Sua eficácia contra a gravidez é de 99,6% e, os efeitos colaterais podem ser o aumento do sangramento menstrual, da duração da menstruação e da incidências de cólicas.
Diafragma – Com uma estrutura em látex, o diafragma é um método de barreira móvel, ou seja, que pode ser colocado e retirado da vagina. Para ser eficiente, deve ser colocado duas horas antes da relação sexual e retirado entre quatro e seis horas após o sexo. É combinado com gel espermicida. Após o uso, deve ser lavado com água e sabão. Sua durabilidade é de cerca de dois anos.
Anéis medidores – São utilizados para determinar o tamanho mais adequado para uso do diafragma por cada mulher, nas medidas 60mm, 65mm, 70mm, 80mm e 85mm.
Preservativos feminino e masculino – São os métodos mais seguros, já que além de evitar a gravidez, também protegem contra as doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids. De fácil manipulação, a capa fina de borracha da camisinha masculina cobre o pênis durante a relação sexual e impede o contato do sêmen com a vagina, o ânus ou a boca. O esperma fica retido e os espermatozóides não entram no corpo da mulher. Deve ser descartada após o uso. Nunca use mais de uma camisinha E NUNCA A REUTILIZE.
Já a camisinha feminina pode ser colocada até oito horas antes da relação sexual  e também é um método de barreira que não deixa com que o espermatozóide entre no corpo feminino. Feita com um plástico mais fino e mais lubrificado que a camisinha masculina, o anel interno deve ser inserido na vagina, enquanto que o externo deve ficar para fora do corpo, cobrindo a parte externa da vagina. Não é recomendado o uso combinado de camisinha feminina e masculina simultaneamente. A camisinha feminina pode ser retirada imediatamente após a saída do pênis, de preferência antes da mulher se levantar para evitar que o esperma escorra. É necessário segurar as bordas do anel externo, dar uma leve torcida na camisinha e puxá-la delicadamente para fora.
Pílula anticoncepcional de emergência (pílula do dia seguinte) – Esse medicamento só deve ser usado em caso de emergência, como, por exemplo, quando a camisinha estourou ou não houve uso de preservativo na relação sexual. É preciso de receita médica para retirar esse medicamento. Deve ser usado o mínimo de vezes possível durante a vida, pois os efeitos de muitos hormônios afetam o humor, a libido e desestabilizam os hormônios produzidos normalmente pelo seu corpo. Caso você use outro método contraceptivo hormonal e usou a pilula do dia seguinte por temer alguma falha nesse método, procure um médico pois a pilula do dia seguinte, por ser uma “bomba de hormônios” pode afetar o desempenho de outros métodos contraceptivos hormonais que você usar nos dias e semanas seguintes.
Minipílula e injeção trimestral – Para mulheres em amamentação existe dois métodos contraceptivos, que podem ser introduzidos seis semanas após o parto: a minipílula, administrada via oral, e a injeção trimestral. Para as mulheres que tiveram filhos, mas que por algum motivo não podem amamentar, a recomendação é que cerca de 40 dias após o parto seja introduzida a pílula anticoncepcional comum. AMAMENTAÇÃO NÃO É MÉTODO CONTRACEPTIVO. A fertilidade diminuiu durante a amamentação, mas é possível engravidar. Portanto, após o resguardo, utilize métodos contraceptivos.
Métodos definitivos
Segundo a Lei do Planejamento Familiar, pessoas com mais de 25 anos e pelo menos dois filhos vivos, ou naqueles casos em que há risco de vida para a mulher ou para o futuro bebê, podem usar os métodos contraceptivos definitivos, como a ligadura das trompas de falópio para as mulheres, ou a vasectomia nos homens.
Os dois procedimentos impedem que os espermatozoides atinjam o óvulo. É necessário aguardar 60 dias entre a manifestação da vontade de fazer a cirurgia e sua execução. Por serem métodos de difícil reversão são chamados de definitivos.
Como consigo gratuitamente um ou mais desses tratamentos
É possível retirar gratuitamente nos postos de saúde o método anticoncepcional mais adequado às suas necessidades. O Ministério da Saúde disponibiliza todos esses 8 métodos citados na matéria.
LEMBRE-SE: SEMPRE USE CAMISINHA E MAIS OUTRO MÉTODO A SUA ESCOLHA.
Se você usar pílula, DIU, e etc mas não usar camisinha, você pode não engravidar, mas pode pegar doenças sérias como AIDS, Gonorréia, Sífilis e etc.  Por isso SEMPRE USE CAMISINHA.
Como saber em que posto devo ir para que possa ser atendido

Para saber o posto de saúde melhor para você, clique aqui, depois clique no seu estado e visite o site de saúde do seu estado. Lá você consegue localizar o posto de saúde do seu bairro.  

Deixe uma resposta